A liberação da teleconsulta na gestão pública de saúde é uma revolução para muitos municípios. Em tempos de coronavírus, como estamos enfrentando agora, a teleconsulta pública tem uma função essencial!
Através da teleconsulta, junto com outras ferramentas para ajudar sua gestão pública, é possível cuidar de seus cidadãos e fazer uma gestão de saúde pública realmente marcante de forma positiva mesmo em meio a uma pandemia.
Para saber como conseguir esse feito na secretaria de saúde de seu município, é preciso inovar na gestão, aplicar a teleconsulta pública e entender o que, afinal, é essa nova possibilidade.
A teleconsulta atualmente é uma das principais formas de alcançar o principal objetivo que o Ministério da Saúde definiu para a telessaúde: “transpor barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para que os serviços e as informações em saúde cheguem a toda população”.
Isso porque a teleconsulta atravessa quase qualquer barreira, levando o atendimento médico para seus cidadãos aonde quer que eles estejam. A única necessidade é um dispositivo conectado à internet ou um simples telefone, já que a teleconsulta pode ser feita por videochamada ou por ligação.
Dessa forma, ela ajuda na gestão da saúde populacional, permitindo que os médicos de seu município atendam o paciente sem criar grandes filas e aglomerações nas suas Unidades Básicas de Saúde.
Essa característica é essencial em tempos de COVID-19. Levando em conta que o vírus é transmitido entre pessoas, é preciso fazer o máximo possível para evitar aglomerações.
Para começar a utilizar a teleconsulta pública no cuidado com a saúde de seu cidadão, o primeiro passo é contar com uma ferramenta que integre as informações de sua gestão de saúde com a videochamada ou o telefonema feito com o paciente.
Essa é uma das ações que a VOIPY TECNOLOGIA tomou para auxiliar nossos clientes em tempos de pandemia. Contamos com uma ferramenta de teleconsulta totalmente integrada com o restante da gestão da sua secretaria de saúde.
A plataforma permite videochamadas e tem acesso ao prontuário do paciente, registra o atendimento no sistema e ainda pode emitir atestados e prescrições médicas. Tudo para que a IDS Saúde possa ajudar sua gestão pública.
Assim que sua secretaria de saúde contar com a ferramenta, o próximo passo é explicar sua utilização para o público e realmente implantar seu uso no dia a dia das unidades de saúde.
É interessante contar com um número de telefone e até um contato de WhatsApp no qual o cidadão pode entrar em contato para a marcação de teleconsultas.
Depois, distribua avisos em cada unidade de saúde e instrua a equipe de sua secretaria de saúde a orientar cada cidadão sobre a nova possibilidade e sobre como eles podem entrar em contato para marcar consultas a distância.
E essa é apenas uma das formas com que a VOIPY TECNOLOGIA vem trabalhando para oferecer o melhor atendimento à saúde e ajudar sua gestão neste período de pandemia.